Certamente, o primeiro passo para chamar a atenção dos recrutadores é um documento bem estruturado, que destaque qualidades e competências. No entanto, como criar um currículo perfeito e conquistar a vaga tão ambicionada?
Já que que esse assunto gera tantas dúvidas, preparamos um texto completo sobre ele. Então, continue lendo e aprenda a organizar seu conteúdo de maneira objetiva e atraente.
Antes de tudo, é importante dizer que não existe um modelo ideal de CV. Afinal, cada empresa vai avaliar seus dados de acordo com as especificidades da vaga oferecida.
Entretanto, isso não diminui a relevância de enviar o melhor arquivo possível para aumentar suas chances em relação a outros candidatos. Naturalmente, um documento bem estruturado chamará a atenção do recrutador.
Além disso, um currículo certeiro é aquele que carrega atributos de acordo com o cargo disponível. Por exemplo, se sua área for a comunicação, coloque tudo que mostre que você conhece o setor.
Também é interessante listar detalhes da sua vida profissional, como formação, cursos, eventos de que participou. Inclusive, mencione fatos que contribuíram com novas experiências para o segmento em que atua.
O currículo deve ser completo e, ao mesmo tempo, objetivo. Ou seja, conter material de qualidade que exalte as competências que mais interessam aos contratantes.
Por fim, seja sincero em tudo o que expuser.
Para te ajudar a estruturar um currículo perfeito, separamos alguns tópicos que não podem faltar. Veja só!
Em primeiro lugar, inclua seu nome completo e informações para contato. Nesse tópico, não se prolongue com documentos pessoais ou nome dos pais. Prefira:
Você também pode colocar o endereço do perfil no LinkedIn, se tiver, mas evite redes sociais pessoais.
Antes de descrever suas experiências profissionais, é importante apresentar o setor onde trabalha, com ênfase e poucas palavras. Dessa forma, o recrutador já saberá para qual vaga pode encaminhar um currículo perfeito.
Aliás, não informe o cargo desejado, apenas a área de atuação. Depois, fale sobre a formação acadêmica, incluindo cursos de graduação e pós-graduação, do mais recente para o mais antigo.
Liste todas as empresas pelas quais passou, com datas de início e de saída com mês e ano. Também, cargos que foram ocupados, funções desempenhadas e, se for o caso, resultados alcançados.
Para um currículo perfeito, mencione competências e habilidades, descrevendo como elas foram aplicadas no seu segmento e seu papel.
Embora seja importante, evite uma lista muito longa. Isso porque é mais interessante enfatizar aquelas que têm mais valor para o negócio que receberá seu arquivo.
Por exemplo, cursos técnicos, experiências internacionais ou participação em eventos que tenham contribuído para seu crescimento profissional. Assim, seja sucinto, com apenas título, instituições, local e data.
Quando for colocar os idiomas, destaque o grau de conhecimento entre intermediário, avançado ou fluente.
Se você quiser um currículo perfeito, é fundamental evitar erros de português. Ou seja, invista em uma revisão detalhada de todas as informações.
Caso sinta insegurança para escrever, peça ajuda a alguém especializado em revisão. Afinal, esse documento é essencial para garantir a melhor vaga possível de emprego.
Imagens não são elementos fundamentais, exceto se forem exigidas. Nesse caso, aposte em uma foto simples, na qual você esteja natural e simpático.
Inclusive, atente-se a recursos gráficos, como bordas, elementos florais, fontes diferentes, efeitos de sombras etc.
Enfim, a simplicidade, a praticidade e a objetividade são os melhores passos para expor suas habilidades e um currículo perfeito. Seja sucinto, evite palavras difíceis e detalhes desnecessários.
You can see how this popup was set up in our step-by-step guide: https://wppopupmaker.com/guides/auto-opening-announcement-popups/