Uma empresa só cresce de verdade e se torna capaz de atingir o sucesso quando os seus colaboradores também crescem. Porém, para que isso ocorra, os profissionais precisam saber quais são os seus pontos fortes e fracos. Ou seja, é preciso que exista um feedback assertivo.
Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto?
Acompanhe este texto, vamos te mostrar como é importante esse trabalho, bem como dicas para fazê-lo de forma eficiente.
Confira e boa leitura!
O feedback é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de profissionais produtivos e motivados.
Trata-se de um parecer sobre um profissional ou equipe com o objetivo de avaliar o seu desempenho na realização de um determinado trabalho.
O foco é encorajar, gerar confiança, solucionar problemas e aprimorar as habilidades dos profissionais.
Porém, ele deve ser feito de forma construtiva e assertiva, ou seja, sem ofensas e sem levar para o lado pessoal.
Assim, é importante que os gestores sejam capazes de dizer onde os colaboradores podem e devem melhorar, e serem capazes de ir além de apontar os defeitos.
Devem, principalmente, destacar as qualidades.
E por falar em qualidades, segundo pesquisas na área, quando falamos de motivação, o reconhecimento é mais importante do que aumentos de salários e outras recompensas financeiras.
Por isso, não deixe nunca de valorizar as qualidades e pontos fortes dos seus colaboradores.
Quando realizado de forma correta, um feedback assertivo pode trazer as seguintes vantagens:
Confira agora algumas dicas para um feedback assertivo e eficiente:
O feedback é algo muito pessoal e deve ser feito de maneira imparcial e tranquila, em ambiente adequado.
É importante que seja realizado em local sem interrupções e sem o risco de alguém ouvir o que está sendo dito.
Afinal, o que é dito durante o feedback deve ficar apenas entre gestor e o colaborador, evitando-se, dessa forma, as fofocas e comentários negativos.
Nunca faça um feedback quando estiver nervoso!
Isso pode acabar resultando em um feedback negativo e nada construtivo, favorecendo o surgimento de conflitos desnecessários.
O indicado é esperar um momento mais adequado, até que todos estejam mais tranquilos e controlados.
Dessa forma, o feedback não será levado para o lado pessoal.
Na hora de fazer o feedback, é importante ser o mais específico possível, detalhando a questão a ser tratada.
Dessa forma, o profissional saberá exatamente o que deve fazer para aperfeiçoar seu trabalho e se desenvolver da melhor forma possível.
E nada de rodeios ou anedotas, seja objetivo e vá direto ao ponto.
Esta é uma ferramenta muito eficiente quando o objetivo é a realização de um feedback assertivo, positivo e construtivo, pois você coloca a crítica entre os elogios.
De forma simplificada, podemos dizer que a técnica é composta por 3 atitudes:
Esta ferramenta também é excelente para a realização de um feedback positivo.
Ela consiste em dizer frases ou fazer afirmações positivas, a fim de dar apoio e gerar maior abertura e confiança no profissional em relação a seu trabalho e a seu superior.
Como exemplo, podemos citar as seguintes frases: “Eu estou nessa com você”, “Estamos juntos neste trabalho”, “Eu acredito em seus resultados”, “Você possui um potencial infinito para ir ainda mais além”, etc.
Expresse o que o incomoda no colaborador e principalmente, indique qual mudança gostaria que fosse feita.
Por exemplo: “Chegar atrasado nas reuniões prejudica o andamento dos trabalhos de toda a empresa. Portanto, comece a ser pontual.”
De nada adianta um feedback assertivo se você não tocar mais no assunto.
É preciso fazer um acompanhamento frequente, perguntando aos colaboradores como andam as mudanças e quais foram as dificuldades encontradas.
Gostou? Seguindo esses passos você irá conseguir elaborar um feedback assertivo, a equipe ficará mais motivada e estimulada para o trabalho.
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