Normalmente, quando o assunto é o quadro de funcionários de um negócio, é automático pensar no RH, os Recursos Humanos. Assim, é normal acreditar que este departamento e a gestão de pessoas sejam a mesma coisa.
Por isso, preparamos um texto com as principais informações e dicas mais eficientes que você deveria conhecer sobre estes termos.
Embora ambos sejam fundamentais para que exista um bom relacionamento entre empresa e colaborador, se distinguem pelas funções que executam. Isso porque eles se complementam e apontam as necessidades e oportunidades de crescimento, individuais e da marca como um todo.
Um dos seus objetivos comuns é manter a alta produtividade e a equipe, engajada e empenhada.
Abaixo, falaremos com mais detalhes sobre cada um, explicando os seus papéis e por que são tão importantes.
Resumidamente, este setor atua no engajamento e na melhoria contínua dos funcionários por meio de capacitações e atualizações das habilidades.
Para isso, precisa de um líder, que é chamado de “gestor”. Na hierarquia, é ele que orienta, tira dúvidas e administra as tarefas para garantir entregas de qualidade e no prazo.
Então, as principais atividades desta área dentro de um negócio são:
Diferentemente da gestão de pessoas, que desenvolve competências internas, o RH realiza a comunicação entre a empresa e o colaborador.
No começo, os Recursos Humanos eram apenas burocráticos, administrativos e se resumiam a prestar serviços mecânicos. Por exemplo, recrutamento, afastamento e demissão, folhas de pagamento, apoio à instituição, acompanhamento do ponto eletrônico, entre outros.
Hoje, ele é planejado, muito mais participativo e atento, tanto à realidade dos trabalhadores quanto às necessidades do estabelecimento. Isso porque alinha as metas individuais e corporativas, melhorando a performance geral e a excelência das demandas recebidas e devolvidas.
As suas maiores responsabilidades são:
Como explicamos acima, as diferenças entre esses setores são básicas, mas se complementam, potencializando os resultados. Abaixo, listamos as mais relevantes.
Uma vez que o gestor acompanha os colaboradores de perto, consegue identificar quais podem ser dispensados ou remanejados. Dessa forma, o RH dá andamento aos procedimentos de demissão.
Naturalmente, todas essas etapas devem ocorrer sem atrapalhar a rotina da empresa.
Normalmente, é a gestão de pessoas que avalia o rendimento e indica para o RH quais cursos são mais interessantes. Então, o RH pode buscar treinamentos para atender às necessidades.
Aumenta-se a produtividade e os profissionais se tornam cada vez mais qualificados para as suas demandas e novas.
Em primeiro lugar, como o gestor mantém uma comunicação recorrente com o time, é capaz de reconhecer satisfações e descontentamentos.
Depois, o RH talvez desenvolva estratégias para envolver os trabalhadores, como incentivos financeiros e outros benefícios.
Aqui, a gestão de pessoas conversa com o RH e lista quais características e competências o colaborador deve possuir para as vagas.
Enquanto isso, os Recursos Humanos planejam o processo seletivo, as dinâmicas e entrevistas para encontrar o perfil mais adequado.
Agora que listamos as distinções, entendemos que eles são essenciais e têm o mesmo objetivo: o sucesso do negócio.
Sem dúvidas, o capital humano é o mais importante de qualquer negócio. Por isso, departamentos motivados refletem em uma excelente performance e na reputação da marca, tanto para a clientela quanto para os funcionários.
De um lado, a gestão tem métodos para manter a empresa em harmonia, engajada e atualizada. Inclusive, consegue identificar novos potenciais e líderes a partir das habilidades disponíveis.
De outro, o RH evoluiu de uma área totalmente burocrática para participativa, analisando dados e elaborando práticas para o melhor funcionamento possível.
Uma vez que as pessoas são a chave de qualquer estabelecimento bem-sucedido, você precisa saber como contratar as mais apropriadas. Dessa forma, terá resultados positivos, metas cumpridas e um ambiente de trabalho satisfatório e produtivo.
Por isso, conte com a Premium Talents. Aqui, temos as melhores técnicas para organizações de diversas áreas de atuação e conteúdos atualizados para o mercado.
You can see how this popup was set up in our step-by-step guide: https://wppopupmaker.com/guides/auto-opening-announcement-popups/