Quais são os principais motivos para demissão? A inteligência emocional ajuda a responder essa pergunta.
Ninguém realmente escolhe suas emoções, elas são instintivas e irracionais. No entanto, algumas pessoas conseguem controlar a maneira que lidam com elas. Isso é o que chamamos de inteligência emocional.
Essa característica pode influenciar muito no desempenho de um colaborador e até nos motivos para demissão de alguém.
O nível de inteligência emocional determina, por exemplo, se um profissional explode quando algo não atende às expectativas ou lida com a situação com calma apesar dos problemas.
Existem diversos fatores ligados à inteligência emocional, como você verá mais à frente. De qualquer forma, essa habilidade deve ser procurada em todo o processo seletivo para evitar problemas mais tarde que podem até levar à demissão.
Quer entender mais sobre o assunto?
Continue lendo para entender porque a maioria dos colaboradores são demitidos e como você pode mudar essa realidade na sua empresa!
De acordo com um estudo publicado em 2014 somente 13% das demissões estão ligadas às habilidades técnicas. Isso significa que profissionais de recrutamento e seleção dentro da empresa tem altos índices de sucesso para escolher especialistas técnicos em suas áreas.
Só existe um problema: boa parte desses especialistas é demitido mais tarde, mas não por falta de competência. Os principais motivos para demissão estão ligados a características emocionais e comportamentais do colaborador.
Muitos colaboradores têm dificuldades em gerir as próprias emoções e as dos outros. Como resultado, não conseguem trabalhar em um ambiente colaborativo tão bem quanto fazem crer suas habilidades técnicas.
Dificuldades comportamentais dentro da equipe diminuem a produtividade geral e são difíceis de identificar. Em algumas situações, quando o gestor percebe o problema só existe uma solução: demitir o colaborador envolvido.
Para evitar um dos maiores motivos para demissão é importante identificar o perfil comportamental ainda na fase de contratação.
Vale a pena lembrar que, apesar de todos os fatores serem importantes, eles podem ser mais relevantes, de acordo com a posição para a qual você está contratando, ou não.
Portanto, o recrutador precisa ter certeza que a pessoa contratada tem inteligência emocional para encaixar-se na equipe. Para isso, é possível analisar algumas das características abaixo.
A característica mostra o grau de conhecimento sobre si mesmo e suas emoções do colaborador. É um fator importante para qualquer cargo porque só é possível controlar emoções ao conhecê-las muito bem.
Pessoas com bom autoconhecimento conseguem lidar com todos as categorias de situações, sejam elas, calmas ou tensas.
Em algumas situações profissionais o colaborador pode e deve demonstrar suas emoções. Mas nem sempre ser um livro aberto é positivo para o trabalhador e para a equipe.
Variações de humor, especialmente quando são explosivas geram efeitos negativos na equipe. A capacidade de regular envolve aparentar um estado emocional equilibrado.
Preste atenção: uma pessoa com boa regulação não precisa parecer positivo e feliz o tempo todo. No entanto, deve conseguir aparentar equilíbrio em momentos cruciais, como em uma negociação.
É caracterizada pela habilidade de perceber os estados emocionais de outros. Um líder precisa ter a percepção muito aguçada para conseguir extrair os melhores resultados de sua equipe.
Algumas pessoas são capazes de melhorar o humor de um lugar inteiro somente por chegar na sala. Elas possuem boa influência, uma habilidade essencial que ajuda a manter equipes unidas e funcionamento coesamente.
Mede a capacidade de uma pessoa mostrar estados emocionais que não necessariamente expressam seu estado interior. É muito importante principalmente para líderes e profissionais que lidam com o público durante sua rotina.
Um vendedor, por exemplo, não pode aparentar raiva ou tristeza por causa de motivos pessoais ao lidar com um cliente.
Isso não significa que a empresa esteja renunciando ajudar um colaborador, no entanto, estados emocionais não podem impactar sua relação com o público.
Empatia é a habilidade de projetar em si mesmo o sentimento do outro. Ela é essencial na convivência diária e ajuda colaboradores a evitarem ou resolverem conflitos.
Durante o processo de seleção é importante identificar as habilidades emocionais do candidato. Não espere encontrar uma pessoa que tenha habilidades extremas em todas as características. Os níveis variam e você dificilmente encontrará especialistas em todas as habilidades durante a seleção.
Um bom processo seletivo consegue encontrar pessoas com características emocionais adequados para a vaga. Por isso é tão importante elaborar um perfil comportamental antes mesmo de iniciar a busca por currículos.
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